Coordenador : Vânia de Oliveira Neves
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396408.2206.333353.02082023
Departamento/Setor: TCC
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Discentes de programas de graduação e pós-graduação da UFF, principalmente, Computação e Sistemas de Informação; Discentes de programas de outras instituições; Pesquisadores, trabalhadores da indústria, técnicos administrativos, entre outros que necessitam de informações complementares.
Local de atuação: Instituto de Computação On-line
Objetivo
Este projeto prevê a realização, no período de 14 a 25 de agosto de 2023, de uma nova edição da Escola de Inverno do PPGC/UFF, que tem como principal objetivo oferecer aos alunos de pós-graduação em Computação noções sobre metodologia de pesquisa científica, além de tecnologias, ferramentas, métodos ou processos que possam contribuir para o desenvolvimento de suas pesquisas científicas nas diversas áreas de concentração da grande área Computação.
Resumo
Esta é uma ação de extensão/ensino realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Computação do Instituto de Computação da UFF e faz parte das atividades de ensino semestrais conhecidas como Escola de Verão e Escola de Inverno. A ação foi idealizada como forma de ofertar conhecimentos relevantes para os alunos de pós-graduação em computação, incluindo noções sobre a metodologia de pesquisa científica, ferramentas digitais de apoio ao processo de pesquisa, e informações sobre tópicos emergentes de pesquisa. A escola inclui a apresentação de seminários, minicursos, painéis e tutoriais. Nesta Escola serão ofertados: (1) Curso de Metodologia de Pesquisa voltado a ensinar o método científico, escrita acadêmica, design e métodos de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, tipos de pesquisa, revisão sistemática da literatura e compartilhamento de dados de pesquisa e (2) Curso de Python para quem está começando. O formato desta edição é remoto. Os cursos remotos serão transmitidos através da plataforma Google Classroom e os vídeos estarão disponíveis no YouTube.